ATENDIMENTO
Fone:(41) 3308-2588 Celular:(41) 3304-2588 Mais detalhes de contato

SUSPESÃO

0O QUE É?PARA QUE SERVE?COMO IDENTIFICAR OS PROBLEMAS?

1

JUNTA HOMOCINÉTICA FIXA

Transmite torque e permite que o semi- eixo trabalhe em ângulo.

Atente ao aparecimento de ruídos( click- click) quando o veículo traciona em curvas. Se quebrar a junta fixa pode parar o veículo.

2

JUNTA HOMOCINÉTICA DESLIZANTE

Além de transmitir torque , conta com sistema deslizante que permite ao eixo aumentar ou diminuir seu comprimento, acompanhando a suspensão.

Atente ao aparecimento de ruídos (clank-clank)quando se acelera ou desacelera em retas. Se quebrar, a junta deslizante pode para o veículo.

3

COIFA DA JUNTA HOMOCINÉTICA

Mantém a graxa das juntas homocinéticas (fixa e deslizante) no lugar e impede a entrada de agentes contaminantes, como água, areia e terra

A cada 5.000 Km, veja se não existem furos ou rasgos e se as braçadeiras estão bem presas.

4

SEMI-EIXO

Liga a junta homocinética deslizante com a junta homocinética fixa. Em alguns modelos, pode ligar duas juntas deslizantes.

Quando inspecionar as homocinéticas, verifique se não estão tortas ou perderam o coxim de balanceamento ( que existe em alguns modelos).

5

PIVÔ

Permite a articulação da roda e sustenta o peso de todo o conjunto de suspensão.

A cada 5.000km  verifique o estado da coifa e se não está com a folga excessiva. Se quebrar, pode desmontar a suspensão.

6

BARRA DE DIREÇÃO

Transmite movimento da caixa de direção para as rodas

A cada 5.000km ou no alinhamento, verifique o estado da coifa se não esta com folga excessiva. Se quebrar, deixa o veículo sem controle.

7

TIRANTE DA BARRA ESTABILIZADORA

Transmite o movimento do conjunto de suspensão para a barra estabilizadora.

A cada 5.000Km ou no alinhamento, verifique as coifas, folgas e se não estão tortas. Com problemas comprometem a estabilidade veículo.

8

BANDEJA

Liga a roda com a estrutura do veículo. Geralmente apresenta formato em "V" com três pontos de fixação.

A cada 5.000Km, verifique as buchas de borracha, as fixações e se não está torta. Com problemas, geram ruídos e desgaste irregular dos pneus.

9

MOLA HELICOIDAL

Garante a sustentação do veículo e absorve o impactos sofridos pela suspensão.

A cada 5.000 Km ou no alinhamento, veja se não esta com elos marcados ou quebrados. Com problemas, compromete o  comportamento do veículo.

10

AMORTECEDOR

Controla o movimento de sobe-se- desce da mola durante a absorvição do impacto, garantindo o conforto e a estabilidade do veículo.

Faça teste dinâmico a cada 5.000Km. Se estiver com problemas, compromete a estabilidade e acelera o desgaste de toda a suspensão.

11

BUCHA DE SUSPENSÃO

Articula a bandeja ou o braço inferior da suspensão , além de absorver folgas e ruídos.

A cada 5.000Km, verifique se não está trincada ou com a bucha metálica solta. Com problemas, gera ruídos e acelera o desgaste irregular dos pneus.

12

COIFA DE AMORTECEDOR

Impedem que os agentes contaminantes, como água, areia e terra danifiquem a haste e o retentor do amortecedor.

A cada 5.000Km, verifique se está bem presa e não existe outros furos e rasgos.

13

BATENTE

Impede que o amortecedor sofra batidas bruscas quando chega ao final do curso.

Verifique sempre que realizar alinhamento ou manutenção na suspensão. Quebrado, gera ruídos e acelera o desgaste da mola e amortecedor.

14

COXIM SUPERIOR DO AMORTECEDOR

Amortece o impacto caudado na região de apoio do amortecedor na carroceria do veículo.

Verifique sempre que realizar o alinhamento ou manutenção da suspensão. Quebrado transmite ruídos e vibrações para a carroceria.

15

PINÇA DE FREIO

Serve para acionar ( empurrar) as pastilhas de freios. Quando pressionado o pedal do freio, um êmbolo dentro da pinça pressiona as pastilhas de freios, fazendo o veículo reduzir sua velocidade.

Anéis de vedação gastos e êmbolo oxidado impedem o funcionamento adequado.

16

DISCO DE FREIO

juntamente com as pastilhas, serve para reduzir a velocidade do veículo.

Meça sempre o empenamento do disco com um relógio comparador. Caso o empenamento seja maior que 0,10 mm, faça a troca do disco. Além do empenamento, o disco não deve ter sua espessura abanico do especificado ( gravada no próprio disco) ou sulcos profundo.

17

PASTILHA DE FREIO

Principal componente para reduzir a velocidade do veículo.

A espuma não ter ser inferior a 2,00 mm.

 © 2019 Centro Automotivo Bacacheri - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Pé de romã